[Candidaturas de Ingresso Encerradas] CURSO INTERMÉDIO DE PINTURA (I)

Módulo 1:
Carga horária: 16 sessões | 48 horas de contacto
Calendário:
de 4 de outubro de 2022 a 7 de fevereiro de 2023 (terças-feiras)
Horário:
19h00 > 22h00 (inclui arrumação dos materiais)
Regime:
presencial
Língua de comunicação:
Português (PT)
Local de realização: Faculdade de Belas Artes da U.Porto e outros locais*

Módulo 2:
Carga horária: 16 sessões | 48 horas de contacto
Calendário:
de 07 de março a 04 de julho de 2023 (terças-feiras)
Horário:
19h00 > 22h00 (inclui arrumação dos materiais)
Regime:
presencial
Língua de comunicação:
Português (PT)
Local de realização: Faculdade de Belas Artes da U.Porto e outros locais*

Período para submissão de candidaturas: CANDIDATURAS DE INGRESSO ENCERRADAS

*NOTA: Estão previstas sessões ao sábado para visita de estudo (data e horário a combinar).

FORMAÇÃO LIVRE (SEM CRÉDITOS) COM CERTIFICAÇÃO (ver Condições)
FORMAÇÃO ACREDITADA CIENTIFICAMENTE PELO CONSELHO CIENTÍFICO DA FBAUP

Formador: Pedro Santos Silva
Supervisão Científica: Professor Doutor Domingos Loureiro

PEDRO SANTOS SILVA
Nasceu a 20 de Agosto de 1980 em S. Jorge de Arroios, Lisboa. Licenciatura em Investigação Social Aplicada (17 valores), findada no ano de 2003. Conclusão do 1.º ano do Mestrado em Sociologia no ISCSP em 2003-2004. Conclusão do 2.º ano da Licenciatura em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga entre 2006-2008. Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes do Porto (17 valores), findada no ano de 2014. Em 2022, concluiu o Programa de Doutoramento en Creación e Investigación en Arte Contemporáneo, na Universidade de Vigo, no Grupo de Investigación H07 – La dimensión escultórica de las práticas artísticas, com a tese “Arte y Escucha del Ser – acercar lo Absoluto”, com a orientação de Ignacio Barcia Rodríguez e co-orientação da Professora Doutora Eduarda Neves. Simultaneamente é Formador na FBAUP. Recebeu em 2017 uma Menção Honrosa no Prémio Cármen Miranda, em Marco de Canaveses.

Destinatários:
Estudantes de Artes Plásticas; candidatos que frequentaram com sucesso o Curso Prático de Pintura I/ Técnicas Básicas/ Curso de Introdução à Pintura; outros (com conhecimentos médios de pintura e de desenho, mediante apresentação de certificação) que desejem ampliar a sua experiência curricular e aprofundar conhecimentos a nível de determinadas tecnologias enquadradas no processo pictórico da pintura, com capacidade para frequentar o Ensino Superior.

Pré-requisitos:
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador que lhes permitam trabalhar autonomamente com o SiGARRA e com o email institucional FBAUP.

ATENÇÃO!
Se já esteve inscrito na U.Porto, já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional atribuídos. Certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Caso necessite de novas credenciais, envie pedido para helpdesk@uporto.pt. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão de candidatura, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta INSTITUCIONAL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

CONDIÇÕES PARA CANDIDATURA:
– CAPACIDADE PARA FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR;
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA;
– CERTIFICADO DE COMPETÊNCIAS EM PINTURA E DESENHO.

Apresentação:
Esta formação vem no seguimento do “Curso Livre de Introdução à Pintura”, mas a sua natureza é autónoma, no sentido em que se dirige a participantes que já disponham de conhecimentos fundamentais em alguma(s) das principais técnica(s) de pintura e que desejem, através desta formação, ampliar e solidificar esses seus conhecimentos, rumo a um projeto autoral.

Conteúdos programáticos:
Cada técnica pictórica específica conta com 1) a realização de uma pequena abordagem teórica, de forma a contextualizar a sua história, principais características e autores de referência (clássicos e contemporâneos), conta também 2) com a demonstração técnica por parte do formador de alguns exercícios estruturais para a compreensão de cada técnica pictórica, e, finalmente, 3) com a realização de exercícios práticos programados para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos das várias potencialidades de aplicação/ utilização/ manutenção dos materiais em questão.
Devido ao próprio carácter das unidades de formação, será feito um acompanhamento individual e especializado a cada discente, de forma a ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas/dificuldades no decorrer da aprendizagem técnica. Poderá haver em cada um dos módulos visitas de estudo (museu, exposição, galeria ou atelier de artista).

Módulo 1
Introdução à teoria da cor e ao estudo da composição – regras de estruturação compositiva de um quadro e exercícios de composição em pintura:
– A teoria das cores e a ciência da visão;
– Componentes de cor, matiz, saturação e valor;
– A interação das cores (com recurso a exemplos de obras seminais, como as dos artistas Josef Albers e Johannes Itten);
– A relação da teoria das cores à prática artística pessoal;
– Desenvolvimento de competências na mistura e organização de cores observadas e abstratas.

Módulo 2
Prática pictórica: do desenho à pintura
– Naturezas – mortas.         
– Paisagem e/ ou paisagem urbana.
1 – Exercícios práticos de desenho a partir da observação do real;
2 – Pintura a acrílico e/ou a óleo através da observação direta, a desenvolver enquadramentos, composição, contrastes lumínicos, técnica de modelações, velaturas e arrastamentos).


NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES:
A lista de materiais necessários será providenciada pelo formador.

Propinas Módulo 1:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 4 parcelas de 103,75 Euros |
Alumni FBA/ ESBAP: 4 parcelas de 112,50 Euros |
Público em Geral: 4 parcelas de 125,00 Euros |

Propinas Módulo 2:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 4 parcelas de 103,75 Euros |
Alumni FBA/ ESBAP: 4 parcelas de 112,50 Euros |
Público em Geral: 4 parcelas de 125,00 Euros |

Seguro Escolar: 2,00 Euros
Certificado de frequência: 5,00 Euros
Portes de correio para envio de certificado

Ao candidatar-se, o participante reconhece ter tomado conhecimento do Regulamento do Gabinete de Formação Contínua, que aceita expressamente e sem qualquer reserva.

CANDIDATURAS: CANDIDATURAS DE INGRESSO ENCERRADAS

Imagem: (c) worldwideweb

INFORMAÇÕES:

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes:  15 (QUINZE)

CONDIÇÕES
Pagamento:
1.ª parcela e seguro escolar: pagos até data anterior ao início da formação.
Restantes parcelas: pagas até ao dia 30 dos meses subsequentes. Depois do dia 30, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das propinas pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo utilizador na sua conta corrente).

Nota: A partir do momento em que é concretizada a matrícula, são sempre devidas as propinas, ainda que o(a) candidato(a), por uma qualquer razão já não tenha interesse em frequentar o curso/ formação. Se por qualquer motivo, no ato da matrícula, o candidato não proceder ao pagamento da propina, não fica isento do pagamento da mesma em caso de anulação, tenha ou não iniciado o curso/ formação.

Método de avaliação:
A avaliação será contínua, decorrente da participação e do envolvimento na resposta às solicitações e às propostas  de discussão e de trabalho apresentadas. A atribuição do resultado consequente da avaliação contínua global será A (aprovado)/ R (reprovado).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas de contacto;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Certificação:
Aos  participantes será emitido:
– um certificado de frequência.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade não serão considerados para formações futuras, a menos que existam vagas sobrantes.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:
BELL Julian; What is painting?. ISBN: 0-500-28101-7
MAYER Ralph; The artist’s handbook of materials and techniques. ISBN: 0-571-11693-0
MAYER Ralph; Materiales y técnicas del arte. ISBN: 84-87756-17-4
PUTTFARTEN Thomas; The discovery of pictoral composition. ISBN: 0-300-08156-1
SMITH Ray; Manual Prático do Artista, Civilização Editores, 2006. ISBN: 989-550-125-0
EDWARDS Betty ; Color – a course in mastering the art of mixing colours, Penguin Group, 2004
GOTTSEGEN, Mark David ;The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications, 2006
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.
Beardsly, Monroe C. – On the Creation of Arts, The Journal of Aesthetics and Art Criticism Vol. 23, No. 3 (Spring, 1965), pp. 291-304 (14 pages), Wiley, 1965 TOMAS, Vincent (ed) – Creativity in the Arts, Prentice Hall, 1964